A Lente intraocular – LIO é definitiva, e sua substituição envolve uma nova cirurgia. Dessa maneira a escolha da LIO deve ser feita através de uma conversa franca com o médico oftalmologista, que indicará a melhor lente frente as expectativas e necessidades do paciente.
As LIOs podem ser de fabricação nacional ou importadas.
As nacionais são lentes monofocais tipo esféricas que corrigem a visão somente para longe de miopia ou hipermetropia e são rígidas (não dobráveis), exigindo uma incisão cirúrgica maior e necessidade de pontos no olho.
Já as lentes importadas são todas lentes flexíveis (dobráveis),sendo introduzidas através de incisões de apenas 2,4mm na córnea dessa maneira não há necessidade de pontos na incisão. Elas são do tipo monofocais não tóricas, monofocais tóricas, multifocais não tóricas e multifocais tóricas.
Assim as lentes importadas monofocais não tóricas podem ser esféricas ou asféricas, corrigem apenas ao grau de longe de miopia ou hipermetropia e não corrigem o astigmatismo. Sendo que a do tipo asférica tem uma qualidade superior pois diminui a aberração corneana.
As lentes monofocais tóricas corrigem o grau de longe de miopia ou hipermetropia associados a astigmatismo médios ou alto. Não corrigem o grau de perto.
As lentes multifocais não tóricas corrigem o grau de longe e perto porém não corrigem astigmatismo médios ou altos. ficar livre do uso de óculos.
As lentes multifocais tóricas corrigem o grau de longe, de perto e astigmatismo associado.
Através do uso das lentes PREMIUM é possível após a cirurgia de catarata ,ficar livre do uso de óculos tanto para longe como para perto e meia distância.
Essa lentes podem deixar livre do uso de óculos.