O Ceratocone é uma doença ocular muito freqüente,que caracteriza-se pelo encurvamento e afinamento progressivo da córnea, dando a ela um formato cônico (daí vem seu nome).
É uma doença progressiva que não tem cura, porém pode ser controlada com tratamento adequado. O tratamento da doença visa recuperar a capacidade visual , quer seja através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.
A cirurgia é indicada em casos de progressão da doença, ou nos casos mais avançados onde o uso de correção com óculos e lentes de contato já não fornecem uma visão satisfatória.São elas: crosslinking, transplante de córnea e implante de anel corneano.
O Anel de Ferrara tem sido utilizado, com sucesso, para corrigir doenças da córnea como ceratocone, com o intuito de reduzir a curvatura corneana, reduzir o astigmatismo irregular e melhorar a acuidade visual.
A técnica consiste na aplicação de um colírio especial à base de riboflavina (vitamina B2), que, posteriormente, é ativado por um feixe de luz ultravioleta. Isso estimula a contração e a união das fibras de colágeno, o que aumenta a resistência da córnea e reforça sua estrutura.